Primeira parada: Osijek: A melhor cidade da Croacia

Primeira parada: Osijek: A melhor cidade da Croacia

DISCLAIMER: Os textos escritos nesse blog são escritos por pessoas comuns, sem IA, sem roteirização e sem correção. A gente escreve o que vem à mente e, possivelmente, teremos erros de concordância, digitação, gramática, entre outros. Então por favor, ignore esses pequenos poréns e tente desfrutar da história pelo conteúdo que ela agrega, não por uma análise crítica da estrutura do texto! =)

Morar em Osijek: o cantinho mais inesperado que ganhou nosso coração na Croácia

A Croácia sempre teve um espaço especial no nosso coração. Talvez pela descendência do Mathias, talvez por causa do litoral surreal, ou por aquela sensação de estar entre o Mediterrâneo e os Bálcãs ao mesmo tempo. Só que, mesmo tendo passado por lugares famosos como Pula, Dubrovnik, Zagreb e muitos outros, foi em Osijek – uma cidade pouco conhecida pelos turistas – que a gente viveu uma das experiências mais marcantes da nossa jornada.A gente nunca imaginou que Osijek fosse entrar na nossa lista de lugares favoritos no mundo. A real é que quase ninguém fala sobre ela. Quando você pesquisa sobre viajar para a Croácia, vai aparecer de tudo: praias paradisíacas, ilhas com nomes difíceis, muralhas medievais e Game of Thrones. Mas raramente alguém menciona Osijek. E talvez seja justamente por isso que ela nos conquistou tanto. Porque foi um daqueles amores inesperados, que chegam sem avisar e tomam conta da gente devagarinho.Fomos pra lá sem expectativa alguma, na verdade, até com um pé atrás, por ser uma cidade pequena, dificuldade com o idioma e como seria a receptividade do povo, que geralmente na Croácia é um pouco “ríspida”.

A gente foi pra lá por causa de uma amiga — e saiu com o coração cheio

Tudo começou com a Petra.A Petra é uma amiga croata que a gente conheceu muitos anos atrás, na Irlanda. Ela sempre falava da cidade dela, do interior da Croácia, com um orgulho tão grande que a gente sabia que um dia precisava conhecer. E foi assim que, decidimos que Osijek seria a nossa primeira parada como nômades! A proposta era simples: passar 3 meses por lá, reencontrar a Petra e conhecer uma Croácia mais autêntica.Mas o que era pra ser só uma visita virou praticamente um intercâmbio cultural. A Petra e a família dela abriram as portas da casa, do coração e da cultura croata pra gente. Foi tudo tão natural, tão leve e tão intenso ao mesmo tempo, que parece que a gente viveu lá por anos!Eles nos mostraram os costumes, nos ensinaram palavras (e palavrões) em croata, nos levaram pra experimentar comidas típicas que nunca nem ouvimos falar, e fizeram questão de nos incluir em tudo. Tinha até jantar de família com um shot de rakija pra abrir o apetite! Algo bem comum por lá.
Petra & família

O povo de Osijek é diferente. De um jeito bom.

Uma das coisas que mais nos marcou em Osijek foi o povo. Sério. A diferença do clima humano ali em relação a outras regiões da Croácia é gritante.A gente já tinha passado por Zagreb, por exemplo, e sentiu aquele jeitão mais fechado, mais urbano. Nada demais, mas também nada de muito calor humano. Agora em Osijek… era outra história.As pessoas sorriam pra gente na rua. E quando percebiam que a gente tava tentando falar algo em croata – mesmo que fosse um simples “dobar dan” com sotaque de gringo – os olhos brilhavam. Teve até velhinha no mercado que ficou emocionada porque a gente falou “hvala” (obrigado). E a gente não tá exagerando.Era como se eles ficassem genuinamente felizes por ver estrangeiros tentando se conectar com a cultura deles. E isso, pra nós, vale mais que qualquer atração turística.

A casinha com alma e teto despencando

Como bons nômades, a gente alugou uma casinha local em um bairro residencial bem tranquilo. A casa era pequena, mas a gente se acostumou rápido e até começou a nos dar aquele sentimento de lar, sabe?E no meio de tudo isso, tinha a Alexa.
Saudades Alexa S2
Saudades Alexa S2

Uma gatinha que morava ali pelo quintal, mas que a gente decidiu adotar por tabela e chama-la de Alexa. Ela aparecia todo dia, se espreguiçava na cadeira da varanda, e ficava ali, observando a vida passar com aquele olhar de quem sabe de tudo. Virou nossa companheira diária, presença oficial do café da manhã ao pôr do sol. Compramos uma caminha e todo dia dávamos ração e petiscos pra ela!

Mas claro que nem tudo são flores na vida de um nômade.

Teve uma madrugada de chuva pesada, daquelas que parecem que o céu tá desabando. E, bem, o teto da cozinha resolveu acompanhar o clima. Literalmente desabou. Plaf. Uma parte dele caiu de madrugada, com goteira virando cachoeira, barulho de madeira, e a gente no escuro tentando entender o que tinha acontecido.

Foi um perrengue real. E ao mesmo tempo, virou uma das histórias mais engraçadas que a gente já viveu. Porque depois do susto, só nos restava rir.

A dona da casa demorou alguns dias pra arrumar, ela era meio enrolada, pediu mil desculpas e quis levar a gente pra jantar como uma forma de “perdão”.

O resultado da chuva

Uma vida calma no meio de tantos planos

Morar em Osijek foi um respiro. Sabe quando você tá numa fase intensa, planejando o futuro, decidindo os próximos passos, sem saber ao certo o que fazer? Pois é. Foi nesse caos que Osijek apareceu.

Comer devagar. Conversar com os vizinhos. Tomar um café com leite nos cafezinhos simples e bem locais. Ter rotina. Aprender palavras novas. Sentar no banco da praça sem pressa. Observar o rio Drava passando silencioso. Ver as folhas caindo. Escutar histórias. Sentir-se parte, mesmo que por pouco tempo.

A gente viveu tanta coisa simples, mas tão significativa, que só de escrever isso agora já dá saudade.

Vale a pena viajar para Osijek, Croácia?

Se você chegou até aqui e tá se perguntando se vale a pena incluir Osijek no seu roteiro pela Croácia, a resposta é: sim, mil vezes sim.

Claro que você pode (e deve) conhecer as praias famosas, as cidades medievais e os pontos turísticos badalados. Mas se quiser conhecer a Croácia de verdade, com tudo que ela tem de mais bonito e humano, vai pra Osijek.

Lá você vai encontrar uma cidade tranquila, cheia de história, com gente acolhedora, comidas deliciosas e aquela sensação de estar vivendo algo autêntico – não só turistando. Chegar em Osijek é como receber um abraço carinhoso

E quem sabe você não encontra a Alexa por lá? Se encontrar, dá um carinho por nós.

 

Ah! Um tempo depois, a gente voltou pra Osijek pro aniversário da Petra, e gravamos um vídeo para o nosso canal! Vai lá conferir e se apaixonar por essa cidade também !

Siga-nos

Mais Posts

Novi Sad na Sérvia: charme, rotina e recomeços

DISCLAIMER: Os textos escritos nesse blog são escritos por pessoas comuns, sem IA, sem roteirização e sem correção. A gente escreve o que vem à mente e, possivelmente, teremos erros de concordância, digitação, gramática, entre outros. Então por favor, ignore esses pequenos poréns e tente desfrutar da história pelo conteúdo

Leia mais »

ATUALIZAÇÃO do ETIAS – o novo “visto” para a Europa

DISCLAIMER: Os textos escritos nesse blog são escritos por pessoas comuns, sem IA, sem roteirização e sem correção. A gente escreve o que vem à mente e, possivelmente, teremos erros de concordância, digitação, gramática, entre outros. Então por favor, ignore esses pequenos poréns e tente desfrutar da história pelo conteúdo

Leia mais »

Internet boa, o maior desafio do nômade digital!

DISCLAIMER: Os textos escritos nesse blog são escritos por pessoas comuns, sem IA, sem roteirização e sem correção. A gente escreve o que vem à mente e, possivelmente, teremos erros de concordância, digitação, gramática, entre outros. Então por favor, ignore esses pequenos poréns e tente desfrutar da história pelo conteúdo

Leia mais »

Nos Envie Uma Mensagem

Nos Envie Uma Mensagem